Um homem morreu após se envolver em um acidente, um colisão entre um veículo EcoSport, placas de Fortaleza/CE, que se deslocava no sentido Fortaleza – Itapajé, e um caminhão do tipo carreta de placas de Marituba/PA, que seguia em sentido contrário e conduzia uma carga de aproximadamente 2 toneladas de carne. O fato ocorreu por volta das 13h50min deste domingo, 16, no quilômetro 105 da BR-222, no município de Umirim, na localidade Moreira.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM), sediado em Itapipoca, o corpo da vítima ficou preso às ferragens do veículo, sendo necessário o resgate da vítima com a utilização do kit de desencarceramento.
A equipe de Busca e Resgate da 5ªCia/3º BBM, composta pelo subtenente Reis, subtenente Oliveira, soldado Gleicyane, soldado Erisvando e soldado Paulo Jr, foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Fortaleza e deslocou-se na viatura de Auto Salvamento 57 (AS 57) até o local do acidente.
Testemunhas no local do acidente informaram que o veículo EcoSport invadiu a contramão, e o motorista da carreta, a fim de evitar o impacto frontal, conduziu seu veículo para o acostamento e provocou o seu tombamento, tentando evitar o acidente. Somaram esforços os agentes da Policia Rodoviária Federal (PRF), V. Holanda e F. Willy.
O condutor da carreta, um Senhor de 61 anos de Idade, natural do Rio Grande do Sul, não teve ferimentos. A carga foi saqueada por populares.
![](https://www.fmnovotempo.com.br/wp-content/uploads/2022/01/WhatsApp-Image-2022-01-16-at-17.06.09-1-768x1024.jpeg)
Kit desencarcerador
O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outros ambientes que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.
Balanço
Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou em 448 acidentes de trânsito com vítimas presas às ferragens em todo o território estadual. Em 2020, foram 487 ocorrências atendidas, números inferiores a 2019 onde foram atendidas 897 ocorrencias com esta tipologia.