É verdade ou mentira que haverá blitz em toda Itapipoca “a partir de amanhã?”

3653

Nos últimos dias, estão circulando nas redes sociais, imagens de uma viatura semelhante a da Polícia Rodoviária Estadual do Ceará. Junto com as imagens, há um texto afirmando que se trata de uma nova etapa de fiscalização. De acordo com o texto, as blitz iniciarão no dia seguinte, e que o objetivo é “apreender moto e carro com documento atrasado e pessoas conduzindo sem CNH”, num período de duas semanas. O texto afirma ainda que até o Exército Brasileiro dará apoio para alcançar uma suposta meta de “apreender 16 mil veículos”. Tudo isso, seria para arrecadar recursos para o governo.

Reprodução: texto que circula nas redes sociais

Procurada, a assessoria do Governo do Ceará não confirma a informação, e afirma que não passa de uma fakenews (informação falsa), um texto antigo que circula no Whatsapp, apenas com nomes trocados, adaptando para cada cidade.

Afinal, que viaturas são estas?

Na verdade, as viaturas que aparecem nas imagens, são da Companhia de Policiamento de Trânsito-CPTRAN, que fará operação restrita apenas a Fortaleza, através de um convênio foi firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Reprodução/internet

O convênio foi publicado no Diário Oficial do Estado, no valor de R$ 1 milhão e tem prazo final até 31 de dezembro de 2020.

Nas demais cidades do estado, o Detran é quem faz a fiscalização de trânsito, sem dia, nem hora para realizar blitz, podendo atuar com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual-PRE.

Portanto, a informação de blitz “a partir de amanhã”, em toda Itapipoca, incluindo as localidades do interior, é falsa.

É importante ressaltar que essas falsas informações começaram a circular desde o último domingo, (27), logo após o Detran realizar uma operação em Itapipoca. Em alguns casos, a promessa é que as blitzes começariam na terça-feira, (29).


COMENTÁRIOS