Manchas de óleo são retiradas do mar, no Ceará

240
Foto: Gov do Ceará

Duas manchas de óleo foram retiradas do mar, nesta quarta-feira (23), depois de localizadas, durante mais um sobrevoo preventivo, realizado por técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no Litoral Leste do Estado.

O avistamento foi feito com a ajuda de um helicóptero do Ciopaer. As manchas estavam relativamente perto da costa e se deslocavam em direção às praias de Aracati. Mediam até 20 metros quadrados apresentavam elevada viscosidade. A retirada do óleo foi feita pela Marinha.

Foi o quinto sobrevoo do tipo realizado pela Semace, com o objetivo de conter o óleo e minimizar os efeitos do derramamento ocorrido em alto mar. É o que explica o diretor de Controle e Proteção Ambiental da autarquia, Lincoln Davi.

O óleo foi acondicionado em sacos e deverão ser destinados a uma fábrica de cimento, em Sobral, autorizada pela Semace para a queima deste tipo de substância.

Os sobrevoos preventivos da Semace com o Ciopaer serão mantidos, enquanto houver o risco do óleo chegar às praias, como destaca Lincoln Davi.

O destino de cada voo é definido pelas informações levantadas pela Marinha e pelo trabalho voluntário de pescadores artesanais.

Um novo sobrevoo foi realizado, na manhã desta quinta-feira (24), no litoral leste, com foco na faixa de mar próxima aos municípios de Fortim, Aracati e Icapuí. A região é considerada sensível, por causa da foz do rio Jaguaribe.


COMENTÁRIOS