CPRaio da Polícia Militar completa 16 anos no Ceará

86
Reprodução: SSPDS

Maior unidade operacional de policiamento em motocicletas do Brasil, o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) chegou ao seu 16º aniversário, na última quinta-feira, 12 de março.

Atuante nas mais diversas regiões do estado, o CPRaio conta atualmente com 44 bases fixas já instaladas. Todo esse aparato de profissionais e equipamentos objetiva reforçar as ações de patrulhamento e abordagem em áreas urbanas e rurais do Ceará.

O comandante do CPRaio no Ceará, Coronel Márcio Oliveira, fala sobre a estrutura do batalhão em todo o Ceará.

Maior unidade operacional de policiamento em motocicletas do Brasil, o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) chega ao seu 16º aniversário, nesta quinta-feira, 12 de março.

Atuante nas mais diversas regiões do estado, o CPRaio conta atualmente com 44 bases fixas já instaladas, um efetivo de 2.441 policiais militares e uma frota de 1540 motocicletas e 82 viaturas, sendo uma das principais ferramentas de campo no combate à criminalidade em solo cearense.

Todo esse aparato de profissionais e equipamentos objetiva reforçar as ações de patrulhamento e abordagem em áreas urbanas e rurais do Ceará.

O coronel Márcio Oliveira reafirmou o compromisso do CPRaio com o trabalho nas ruas.

Nascido em 12 de março de 2004, o então grupamento Raio contava com 16 policiais militares que patrulhavam os bairros da Capital cearense em oito motocicletas modelo Honda NX4 Falcon, com motor de 400 cilindradas.

No ano de 2011, com um efetivo de pouco mais de 200 policiais, a unidade mudou de patamar na estrutura organizacional da PMCE, sendo elevada à condição de companhia independente. No ano seguinte, em 2012, devido ao resultado positivo alcançado em sua atuação, a unidade foi novamente reestruturada, passando a se chamar Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas, por força da Lei Estadual nº. 15.133.

Ao longo de seus primeiros 10 anos de existência (2004-2014), o Raio se destacou de maneira crescente e expressiva no combate à criminalidade. Nesse momento, surgiu a intenção por parte do Governo do Ceará de expandir as ações da unidade para todas as nove macrorregiões do estado, processo que foi iniciado em março de 2015.

Reprodução: SSPDS


COMENTÁRIOS