Campanha contra a febre aftosa começou nesta sexta, 1 de novembro

142

Começou nesta sexta-feira (01), a 2ª Etapa da Campanha contra a Febre Aftosa, promovida pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), órgão vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

Nesta etapa, devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. A vacinação prossegue até 30 de novembro.

Sobre o assunto, fala o coordenador da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Ceará, Joaquim Sampaio Barros.

Vale ressaltar que os produtores têm até 15 dias após a aquisição da vacina para realizarem a declaração da vacinação. Para isso, precisam se dirigir a qualquer núcleo da Adagri, Ematerce ou procurar as secretarias municipais de agricultura conveniadas.

Joaquim Sampaio Barros reforça a importância também de vacinar e declarar a vacina dentro do prazo determinado pela legislação.

O Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), Plano Estratégico 2017 – 2026, prevê que a última etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado do Ceará poderá ocorrer em maio de 2021, quando o estado se tornar livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

São parceiras da Campanha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), secretarias municipais de agricultura, sindicatos patronal e dos trabalhadores rurais, associações de criadores e comunidades.


COMENTÁRIOS